quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mais tempo para acordar cedo

Dizem que acordar cedo você aproveita melhor o dia. Ando a acordando cedo mesmo, não sei se é por causa disso. Durante muito tempo fiquei dormindo tarde, e só quando precisava (por muita obrigação), acordava cedo. Será que meu tempo era menor nessa época? A medida que o tempo vai passando a gente vai pensando nele e gasta parte do tempo com isso. Chegamos mesmo a acordar mais cedo na esperança de mudar alguma coisa. Dormindo a gente não tem esse problema de ficar pensando, mas deixa de “aproveitar” mais o dia. 
Agora pensei em uma coisa, será que nossos sonhos que são muito diferentes quando éramos criança? Eu tenho a impressão que não. Sonho é sonho, não tem idade nem tanta memória assim. Talvez você sonhe com coisas de muito tempo atrás, que só quem vive um pouco mais pode sonhar, mas as vezes, muitas vezes o sonho é tão louco que não faz muita diferença isso. Quando eu era criança devia sonhar igual eu sonho hoje, não deve ter mudado muito. Mas já acordada, hoje, tento lembrar o sonho e querer que ele faça sentido, relacionar com alguma coisa da minha vida mesmo. Isso sim mudou. 
Nossa vida é temática dos nossos sonhos, mas os sonhos não mudam nossa vida. Eu lembro de já ter lido sobre uma tribo indígena em que, caso, antes de uma batalha, os guerreiros tivessem  um sonho “ruim” significaria que eles perderiam a guerra. O que significa que eles acreditavam que sim, o sonho interferiria na vida, mudaria algo. Acho um pouco injusto com o sonho não deixar que ele faça alguma diferença nos nossos dias. Um sonho bom, com alguém que gostamos mas ainda não nos revelamos poderia significar um telefonema, e até mesmo uma ida ao cinema. Da mesma forma um pesadelo poderia nos deixar pelo menos em dúvida em sair de casa. Se fizéssemos isso talvez o sonho começaria a ganhar um pouco mais de importância, mas como ignoramos, no máximo ficamos com uma impressão mais forte, mas logo ignoramos e esquecemos durante o dia. 
O sonho é como uma vida que fazemos a parte. Um terço do nosso tempo de existência a gente passa sonhando, um pouco menos, contando que não sonhamos todo tempo que dormimos, que não lembramos dos nossos sonhos e também pensando dos insones, que esses nem dormir as vezes dormem, quanto mais sonhar. Se acordar mais cedo para ganhar mais tempo é uma medida, deixar de dormir e sonhar também poderia ser. Se tivesse uma pílula mágica para deixar de dormir você tomaria? Eu sim, desde que também tivesse outro remédio para parar de pensar no tempo, então não adiantaria nada. Mas sonho é bom, eu gosto de sonhar.


Fernanda Tatagiba em sua primeira tentativa no gênero crônica, dedica ao Rubem Braga que escrevia sobre o "nada" e me deu coragem para tentar também  

Nenhum comentário:

Postar um comentário